Como proteger o seu sistema contra arcos elétricos?

Como proteger o seu sistema contra arcos elétricos?

Os arcos elétricos de Corrente Contínua (CC) são os principais causadores de incêndios em produções fotovoltaicas.

Por esse motivo, as principais marcas de inversores solares têm incluído nos seus equipamentos a função de deteção de arcos (AFCI).

Saiba o que são arcos elétricos e como a função AFCI aumenta a segurança do seu sistema fotovoltaico.

 

O que são Arcos elétricos?

 

Os Arcos elétricos são descargas elétricas de alta energia que ocorrem quando a corrente elétrica passa através de um meio ionizado, como o ar, devido a uma interrupção ou falha no isolamento elétrico.

Essas descargas elétricas ocorrem frequentemente em sistemas elétricos em que existe mau contato, conexões soltas, isolamento danificado ou outras condições que causem a formação de um canal de condução de eletricidade através do ar.

 

Porque os Arcos Elétricos podem danificar o seu sistema fotovoltaico?

 

Quando um arco elétrico ocorre, existe a liberação de calor, luz e ondas de pressão.

Esses efeitos podem resultar em danos nos equipamentos elétricos, riscos de incêndio e riscos de segurança para as pessoas próximas ao arco.

É importante acrescentar que os arcos elétricos podem atingir temperaturas extremamente altas, chegando a vários milhares de graus Celsius, e podem causar a fusão e vaporização de materiais próximos.

 

Classificação de arcos elétricos

 

Os arcos elétricos podem ser classificados em diferentes tipos, dependendo das condições em que ocorrem e dos componentes envolvidos.

Os principais tipos de arcos elétricos que ocorrem em sistemas fotovoltaicos são os arcos de séries e os arcos de paralelos.

Arcos elétricos (AFCI)

Os arcos de séries ocorrem, geralmente,  quando os contatos do circuito são abertos. No entanto, as suas causas podem variar:

  • Conector DC cravado/montado de forma incorreta
  • Caixas de junção do módulo com defeito
  • Conexões de solda de alta resistência entre as células de um módulo
  • Cabo mal conectado no lado DC
  • Fios de fusíveis de tamanho errado ou não permitidos para aplicações fotovoltaicas

Por outro lado, os arcos em paralelo são aqueles que ocorrem entre o polo positivo e negativo ou entre um dos dois fios energizados e a terra em sistemas aterrados.

As causas mais comuns de arcos paralelos em sistemas fotovoltaicos são curtos-circuitos (entre + e -) DC e isolamento defeituoso nos fios DC principais (+ para - ou fio energizado para terra).

 

Para que serve a função AFCI nos inversores?

 

AFCI (Arc Fault Circuit Interrupter), ou Interruptor de Circuito de Falha de Arco, é uma função presente em alguns inversores fotovoltaicos. A sua principal finalidade é detetar e interromper circuitos elétricos com falhas de arco, que podem ocorrer devido a conexões soltas ou danificadas nos sistemas fotovoltaicos.

Nos inversores solares, esta função é especialmente importante devido às características dos sistemas fotovoltaicos. As instalações solares envolvem a conexão de vários painéis solares, cabos e outros componentes elétricos e, com o tempo, essas conexões podem se soltar ou deteriorar, aumentando o risco de falhas de arco.

 

Como funcionam os AFCIs?

 

Os AFCIs identificam padrões característicos de arcos elétricos e, de seguida, desligam o circuito antes que o arco cause algum dano. Assim, interrompem o fluxo de energia elétrica e evitam incêndios.

É importante salientar que nem todos os inversores solares possuem a função AFCI. Alguns podem ter outras medidas de segurança, como proteção contra sobrecorrente e sobretensão.

Ao escolher o seu inversor solar, analise as suas características, verificado se possui recursos de proteção contra arcos elétricos. Por isso recomendamos os inversores Solax Power.

 

Qual a solução da Solax?

 

Os engenheiros da SolaX desenvolveram a função integrada AFCI, que deteta o arco elétrico e interrompe o circuito a tempo de proteger o utilizador e o sistema elétrico de potenciais danos. Essa função pode reduzir a probabilidade de incêndios no sistema elétrico e diminuir os danos causados pelo arco elétrico.

Essa função AFCI detetará todos os arcos elétricos em série dentro do circuito do lado CC de 200 a 750 J. Assim, quando um arco é detetado, o inversor para imediatamente de funcionar, exibindo de imediato uma mensagem a indicar que foi detetada uma falha de arco.

Assim que o arco desaparece ou o inversor deteta que a falha de arco é um alarme falso, o inversor retomará a operação automaticamente dentro de 5 minutos e reiniciará a deteção de arcos elétricos novamente.

Atualmente os modelos de inversores SolaX com a função AFCI são o Mega e o Forth. No entanto esta esta função está a ser desenvolvida para toda a gama de inversores SolaX Power.

 

Em suma, os arcos elétricos apresentam riscos de segurança significativos, incluindo incêndios, danos aos equipamentos elétricos e risco de choque elétrico. Portanto a deteção e a prevenção de arcos elétricos é muito importantes. A AFCI em inversores solares desempenha um papel crucial na minimização desses riscos.

Milhões de residências e indústrias de todo o mundo já escolheram sistemas fotovoltaicos para poupar nas suas faturas energéticas. Por isso é importante lembrar que os arcos elétricos são os principais causadores de incêndios num sistema fotovoltaico.

    • Related Articles

    • Como funciona o Solax Global MPPT

      A Solax Power integrou um Sistema Global MPPT (GMPPT) nas suas versões mais recentes de inversores para ajudar a aumentar o rendimento do sistema solar fotovoltaico em situações de sombreamento parcial. O sombreamento parcial pode acontecer durante ...
    • Vantagens e Funcionalidades da Solax Cloud

      A SolaxCloud é uma plataforma de monitorização e gestão para sistemas de produção e armazenamento de energia solar fotovoltaica. Foi criada pela Solax Power para ajudar os proprietários e instaladores a realizar o comissionamento e monitorização do ...
    • Estação meteorológica Seven Sensor compatível com Solax Power

      A Estação Meteorológica Seven Sensor é um dispositivo usado para medir e monitorizar as condições climatéricas numa determinada área. Dessa forma ela recolhe informações sobre vários elementos meteorológicos, como temperatura, humidade, pressão ...
    • Carregadores de veículos elétricos Solax Power

      Os carregadores de veículos elétricos Solax Power, são dispositivos inteligentes, projetados para fornecer energia a carros elétricos e veículos híbridos plug-in. Eles conectam-se aos inversores, permitindo assim o acesso a múltiplas funcionalidades ...
    • Integração de inversor Solax com a Alexa Echo

      Neste artigo, exploramos como configurar o seu inversor Solax com a Alexa Echo para uma experiência integrada e eficiente de gestão de energia. No mundo cada vez mais conectado de hoje, a gestão inteligente da energia é fundamental para otimizar o ...