A Solax Power integrou um Sistema Global MPPT (GMPPT) nas suas versões mais recentes de inversores para ajudar a aumentar o rendimento do sistema solar fotovoltaico em situações de sombreamento parcial.
O sombreamento parcial pode acontecer durante algumas horas do dia em instalações rodeados por árvores e edifícios.
Em situações normais em que o sistema fotovoltaico não sofre sombreamento os inversores Solax conseguem alcançar a sua Máxima Potência de Pico sem esforço e com precisão (fig.1).
Contudo, quando parte do sistema fotovoltaico está sombreado, a curva é mais complexa e com máximos múltiplos (fig.2). Como o MPP Scan termina quando a entrada de potência P começa a diminuir pela primeira vez, o ponto de potência máximo relativo P1 pode não ser o MPP real em toda a curva.
Por outro lado, com a solução Solax Global MPPT Scan, os inversores Solax mantêm uma curva MPP de forma ativa, atualizada em tempos regulares, ex. 1h, 3h ou 4h.
Em cada Scan uma ampla gama MPP é verificada para garantir que o GMPPT alcança o Ponto de Potência Máximo possível.
Após ativar a função GMPPT e selecionar o intervalo de scan para cada entrada fotovoltaica, irá verificar cada Pico de Potência (ver P1 na Fig.3) para o lado esquerdo. Quando toda a gama é verificada, o inversor Solax saberá os múltiplos máximos nessa curva e rapidamente operará na tensão ideal na Potência Máxima (ver P4 na fig.3).
Como ativar a função GMPPT?
Cada MPPT pode ser controlado individualmente de acordo com o atual ambiente. Existem quatro opções disponíveis para cada Controlo:
Off – Desativa o GMPPT
Low – Define o Scan GMPPT para intervalos de 4 horas
Middle – Define o Scan GMPPT para intervalos de 3 horas
High - Define o Scan GMPPT para intervalos de 1 hora
Notas:
Características:
Inversores Solax compatíveis:
Monofásicos
Trifásico